Close

Objetivo profissional: o que fazer para alcançá-lo?

Conquistar uma promoção, empreender, mudar de emprego, trabalhar no exterior… Todos nós temos objetivos profissionais. Infelizmente, algumas pessoas ficam perdidas ao longo do caminho e não conseguem alcançar o seu objetivo.

Neste artigo, enumero um passo-a-passo para ajudar você alcançar o seu objetivo:

 

  1. Definição do objetivo

Onde você quer chegar?

Caso esteja difícil definir o seu objetivo, sugiro alguns exercícios de autoconhecimento. Para começar, sugiro o Diário de Bordo, permitirá você sair do piloto automático e refletir sobre a sua rotina.

  1. Definição das Estratégias

Estratificar esse objetivo em pequenas metas. Você conhece o método SMAT? Ajudará você nesta atividade.

Detalhe o máximo cada uma das atividades que serão realizadas, para que possa ter um planejamento para alcançar o seu objetivo.

 

  1. Faça a analise do cenário

Para analisar o seu cenário interno e externo, iremos utilizar a Matriz SWOT. Sim, a mesma Matriz utilizada para analise de cenário organizacional. Porém o ambiente interno é você, ao invés da empresa.

Sugiro o artigo “Aprenda como fazer uma Analise SWOT Pessoal” para ajudar essa tarefa.

 

  1. Comece hoje

É incrível como sempre queremos deixar as coisas para depois e seguimos a filosofia Homer Simpson: “Por que fazer hoje o que posso fazer amanhã?”.

Pare de empurrar o seu objetivo com a barriga!

Você pode dar o primeiro passo ainda hoje para estar mais próximo do seu objetivo.

 

  1. Mantenha consistência

Foco no seu propósito, no que você realmente sonha. Um passo após ao outro, a cada dia ficará mais próximo do seu objetivo.

 

  1. Comemore cada pequena vitória

O efeito da recompensa é fundamental para nos motivarmos. Se você conseguiu cumprir uma meta, permita-se uma pausa para tomar um café ou, talvez, comer um chocolate ou, talvez um jantar especial.

 

  1. Fuja de distrações

Ao longo do dia temos inúmeras distrações: e-mails, mensagens no celular, colegas conversando… e perdemos muito tempo.

E como aproveitar o tempo de forma produtiva? Sugiro algumas dicas presentes artigo “O tempo é seu amigo ou seu inimigo?”

 

  1. Monitore seu percurso

Precisamos saber se estamos cada dia mais próximos do nosso objetivo. Portanto, acompanhe o seu planejamento, monitore o alcance das suas metas, se necessário, modifique o seu percurso.

 

Lembre-se:

Qualquer objetivo que valha a pena sempre virá acompanhado de esforço, trabalho e superação.

 

Sara Bambirra

Psicóloga, pós-graduada em “Gestão e Tecnologia da Qualidade”, mestre em “Educação Tecnológica”, formação em “Business e Executive Coaching”. Profissionalmente, atua como Coaching de Carreira e Consultora em Gestão de Pessoas pela LEAD Empresarial. Na academia é professora universitária da PUCMinas e Faculdade UNIMED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *