Close

O seu produto é você

O marketing pessoal é uma ferramenta poderosa que poderá contribuir, e muito, para o alcance do seu objetivo profissional. Não podemos perder o foco que somos o nosso próprio produto e precisamos vender a nossa imagem 24 horas por dia.

Você pode se questionar: “Eu sou um profissional concursado e já cheguei no máximo no meu plano de carreira, marketing pessoal para que?” Tenho certeza que você possui clientes internos. O marketing pessoal ajudará você a conquistar o seu cliente interno e atingir suas metas.

Para facilitar, apliquei a teoria dos 4Ps do Marketing ao Marketing Pessoal: produto, preço, praça, promoção.

PRODUTO

Ao falar de produto é necessário, dividirmos em 3 sub-itens, para uma analise mais precisa:

A) Marca:

Sua imagem é a sua marca. É preciso associar a sua imagem a fatores que transmitam ao seu cliente características marcantes, como traços de personalidade, prestigio, valores e cultura.

Sugiro duas perguntas:

. Qual imagem as pessoas tem de você?

. Qual imagem você quer transmitir?

Defina o que você quer e em seguida comece a trabalhar algumas características comportamentais para a construção dessa imagem.

B) Embalagem

O modo como você se apresenta, anda e se veste representa a sua embalagem.

Veja a sua imagem no espelho, você se compraria pela embalagem que representa?

C) Conteúdo

Um profissional que deseja projeção, precisa investir em formação, cursos e treinamentos continuamente. A atualização em um mercado em constante transformação é fundamental.

PREÇO

O que é trabalhar? É prestar um serviço a alguém tendo em contra-partida uma remuneração.

Questione-se: qual o valor do seu serviço, do seu trabalho?

Verifique as competências necessária para exercer a sua função e faça uma analise do ambiente em que atua. A pesquisa salarial é uma ótima prática para conseguir verificar qual o valor que o mercado está pagando.

PRAÇA

Você já parou e refletiu: qual é o seu mercado? quem é o seu público-alvo? Essas duas perguntas irão conduzir você a pensar na sua praça: os locais que você pode atuar.

Não adianta ser um excelente profissional e estar distante do seu mercado, do seu público.

PROMOÇÃO

A promoção é a forma de se fazer visto e lembrado, ou seja, torna-se visível.

Determine as estratégias de comunicação com o seu público-alvo. Há profissionais extremamente competentes, mas não conseguem subir na carreira porque não falam de si, de seus projetos, de suas ideias, de seus planos e, portanto, de sua competência. Se uma comunicação eficiente não ocorrer, você não conseguirá ser valorizado.

Cuide muito bem de você! Você é o seu melhor produto!

Profa. MSc. Sara Bambirra

One Comment on “O seu produto é você

[…] artigo O seu produto é você, abordo sobre os 4P’s do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) alinhado ao Marketing […]

Comentários encerrados.