Close

Você está preparado para assumir um cargo de liderança?

Vocês que me acompanham, sabem que a minha rotina de trabalho mescla as atividades de consultoria, coaching e ensino.

Essa semana, em especial, o assunto em foco é Liderança! Preparei um novo curso “Liderança e Gestão por Competência” que acontecerá na próxima sexta e sábado, organizei o mesmo conteúdo para a disciplina Comportamento Organizacional, voltado para a Graduação, atendi cinco líderes que estão com desafios bem interessantes. 😅Portanto, não perdi a oportunidade e escrevi o artigo: “Você está preparado para assumir um cargo de liderança?”

Neste artigo compartilho com você alguns desafios que propiciam vários profissionais a refutarem esses cargos que pedem tamanha dedicação.

Bora lá?

Aceitar um cargo de liderança significa que você será responsável por uma equipe de trabalho ou por um projeto. Neste papel o foco não está apenas você e em suas atribuições. É necessário desenvolver novas competências para que possa alinhar os resultados da sua equipe com as expectativas da empresa.

Os Líderes são cada vez mais exigidos no mercado profissional, já que os desafios da gestão de equipes devem ser vencidos diariamente.

Vamos considerar um exemplo desta semana, a empresa Alpha possui uma meta de faturamento X. O ano de 2018 começou bem melhor do que 2017. Porém, devido a incerteza no período eleitoral, houve uma queda abrupta no faturamento nos meses de agosto, setembro e outubro, queda que já era esperada. No entanto, agora existe a pressão para recuperar o que foi perdido e alcançar a meta do ano…

A Liderança Estratégica, donos do negócio, pressiona ferozmente a Liderança Tática exigindo resultado. Todas as empresas seguem o lema: “líder que não gera resultado não está liderando!” A Liderança Tática que se encontra no “meio do sanduíche” entre a Liderança Estratégica e o Operacional, portanto precisa ter competência para conduzir a sua equipe de trabalho para o alcance do resultado almejado pela empresa. O Líder precisa exercer sua influência de forma positiva e incentivar o trabalho da sua equipe. Para desempenhar sua liderança com êxito, as principais características requeridas são: honestidade, carisma, empatia, determinação, preparo para assumir riscos, preparo para trabalhar sobre pressão, coragem, visão de futuro, saber identificar oportunidades e ter perfil estrategista.

Além de ter essas características, os líderes possuem barreiras a serem enfrentadas. Porém, muitos líderes não percebem esses desafios, portanto não estão preparados para superá-los, consequentemente não alcançam o resultado… Cito abaixo alguns desafios recorrentes da liderança:

  • Organizar o seu tempo, para que possa dar conta de toda demanda de trabalho;
  • Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente e em equipe, controlando o absenteísmo e o turnover,direcionando as ações conforme os objetivos da empresa;
  • Incentivar sua equipe de trabalho e manter o foco das ações e dos trabalhos em frente as novas demandas e dificuldades que se apresentam;
  • Prever com rapidez possíveis problemas no processo de trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às mudanças;
  • Reavaliar constantemente seu papel como líder e se reposicionar, quando necessário, buscando desenvolver novas competências para exercer o papel de liderança;
  • Conhecer a equipe de trabalho, competências técnicas e comportamentais, para que possa identificar o estilo de liderança adequado ao perfil dos profissionais;
  • Manter um diálogo franco e aberto com a alta liderança (liderança estratégica) passando as reais dificuldades e limites de ações, na busca de estabelecer objetivos reais para equipe.

Cada um desses desafios merece ações personalizadas para a realidade que se apresenta. Mas, qual a saída para os líderes perante esse cenário com centenas de necessidades? Seguramente, a única saída é o conhecimento. O líder deve se aprimorar constantemente, buscando conhecimentos técnicos e gerenciais, bem como desenvolver competências comportamentais. A melhoria continua possibilita descobrir novos caminhos para vencer os desafios.

Sucesso!

Prof. Msc Sara Bambirra

Referência Bibliográfica: https://vanzolini.org.br/weblog/2015/04/29/quais-sao-os-principais-desafios-das-liderancas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *