Close

Treinamento de 8 horas ou de 3 minutos?

Rotina acelerada, atividades intermináveis e inúmeras urgências, como parar uma equipe para treinar durante 8 horas? O ritmo de trabalho mudou. O ritmo de aprendizagem, também, mudou. As chances de um profissional ficar atento durante um longo período é bem curto.

Só para se ter uma ideia, pesquisa recente realizada pela Vooozer, empresa de Áudio Marketing, apontou que 83% das pessoas não dão conta de ler tudo o que gostariam na internet. E tem um agravante: esse percentual subiu em relação ao ano anterior. Era de 73%.

Junto com essa rotina intensa e agitada, existe a geração Millennials, que está chegando no mercado de trabalho agora. Uma galera com tempo de atenção médio de 90 segundos.

Portanto, o Microlearnig ou os Pockets Treinamentos, como eu gosto de chamar, é o ideal para o contexto atual.

Os “pockets treinamentos” são treinamentos que acontecem em um tempo curto, com uma linguagem simples, de fácil compreensão e podem contar com o apoio de vários recursos.

As “pílulas de conhecimento” são pequenas doses de conhecimento que permitirão o profissional prestar atenção na informação necessária, diminuindo a possibilidade de dispersão. Ou seja, menos é mais!

 

Vantagens das “Pílulas de Conhecimento”

1. Otimização de tempo

Se for bem aplicado, possibilitará economia de tempo aos colaboradores e gestores. O conteúdo será transmitido de forma rápida, sugiro cada “pocket treinamento” presenciais ter aproximadamente 20 à 30 minutos, já no caso dos virtuais 3 minutos é o suficiente.

2. Informações específicas e direcionadas:

Fornece apenas a informação necessária para realizar o trabalho, ou seja, tudo na dose exata.

3. Agilidade

Aprendizagem rápida, sem parar a produtividade, sem atrasar nas entregas.

4. Materiais fáceis de serem preparados

Afinal, os conteúdos são pequenos! Porém, precisam ter precisão. A meta é transmitir com o máximo de clareza e objetividade o tema proposto.

Você pode usar recursos diversos: apresentação de slides, vídeos, textos ou até fazer uma pequena conversa informal sobre o conteúdo.

5. Fácil manutenção

Como o curso é de curta duração, se ficar desatualizado será mais prático atualiza-lo.

6. Alto impacto nos resultados

Retorno rápido e de forma intensa.

7. Cultura do aprendizado

Cursos de menor duração permitem não só uma aplicação mais ágil do conhecimento absorvido, como também a recorrência do acompanhamento.

 

Diante desses benefícios, você certamente começará a preparar o seu “Pocket Treinamento”.

Então, bora lá!!!!

 

Resumindo…

O Pocket Treinamentos é uma ferramenta poderosa para auxiliar no aprendizado corporativo, pensado em atender as necessidades das organizações com fluxo de trabalho muito intenso. Sua prática permite atualização, desenvolvimento de novos hábitos e aprendizado.

 

Sara Bambirra

Psicóloga, pós-graduada em “Gestão e Tecnologia da Qualidade”, mestre em “Educação Tecnológica”, formação em “Business e Executive Coaching”. Profissionalmente, atua como Mentora de Carreira e Consultora em Gestão de Pessoas pela LEAD Empresarial. Na academia é professora universitária da PUCMinas e Faculdade UNIMED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *