Close

28 de setembro de 2018

Pense Fora da Caixa

por Sara Bambirra

Você certamente já ouviu a expressão “pense fora da caixa”! Mas você já parou para refletir como “pensar fora da caixa”, como sair do óbvio, do lugar comum e se abrir a novas experiências?

Vou dar algumas sugestões de exercícios para você treinar sua mente e visão para pensar diferente e enxergar além…

1. Aprenda Algo Diferente Sempre: Permita-se a desenvolver novas competências, tanto para sua vida profissional quanto por prazer pessoal, por exemplo: uma língua ou jogar tênis.

2. Aceite Novos Desafios: Saia da zona de conforto! Que tal uma promoção, um novo emprego… Se está desempregado, quem sabe empreender ou um trabalho autônomo? Quer continuar na empresa e na mesma função? Então, pense na expectativa do seu cliente, tanto interno quanto externo. O que você pode fazer para customizar uma solução e surpreendê-lo?

3. Vença seus Bloqueios Mentais: Ler, estudar, conversar, possibilita novos conhecimentos. Coloque situações hipotéticas para você mesmo e busque solucioná-las, por exemplo: O que eu faria no lugar do Fulano? Que ideias eu daria para ele? Como estas ideias poderiam ajudá-lo a soluciona seu problema? Como poderia resolver seu dilema de forma mais eficiente?

4. Amplie sua Visão e Faça as Perguntas Certas: Para ter resultados diferentes, é preciso pensar diferente também! Compreender o problema é essencial para definir as melhores soluções para ele. Converse com pessoas diferentes sobre o problema, de modo a expandir sua visão e encontrar respostas pertinentes.

5. Conheça Pessoas Diferentes: Conhecer pessoas com ideias diferentes das nossas ajuda a ampliar nossa visão de mundo! Uma forma eficiente de aprender a pensar fora da caixa é conhecendo pessoas diferente de nós, que vive de modo de diferente, que faz coisas que não fazemos, mas que também são muito interessantes. Esta troca de experiências e insights é muito rica e abre a nossa mente de diversas formas.

6. Cultive Emoções Positivas: Ficar de mau humor só atrapalha sua criatividade. Quando estamos preocupados, geralmente temos pensamentos negativos que só nos levam a ver apenas os pontos negativos do problema também. Portanto, vá pelo caminho contrário e, mesmo em situações difíceis, procure manter suas emoções e pensamentos positivos equilibrados.

Pense Fora da Caixa e leve o conceito do “think outside the box” para sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *