Close

21 de agosto de 2018

Transição da minha carreira: o que é e como fazer?

crescer-carreira

por Sara Bambirra

Algumas décadas atrás, permanecer em uma única empresa e seguir a mesma carreira por muito tempo, era o padrão. Porém, hoje impera o dinamismo, as pessoas não costumam permanecer por muito tempo na mesma atividade. Portanto, escrevi este artigo para ajudar você na sua transição de carreira.

Primeiramente, vamos definir o que significa transição de carreira: mudar de carreira, deixar a carreira que você tem hoje e buscar novas opções no mercado de trabalho, pode ser via CLT, autônomo ou criar o seu próprio negócio.

A maioria das vezes a transição de carreira é impulsionada por dois motivos: insatisfação na atual posição ou demissão. Além desses dois fatores, há outros diversos que podem propiciar essa transição, como: busca por qualidade de vida, avanço da tecnologia, limite de idade… Independente de qual for o fator motivador o objetivo é o mesmo: uma nova carreira!

E como planejar essa transição?

Trabalho com Coaching de Carreira há 11 anos e gosto muito de utilizar o percurso que irei descrever abaixo. Logicamente, que cada carreira possui a sua especificidade, abaixo segue uma trilha genérica.

1. Auto-conhecimento

É fundamental você conseguir responder com segurança a pergunta “quem sou eu?” Identificar suas potencialidades, suas oportunidades de melhoria, o que gosta, o que motiva você a buscar a melhoria contínua.

Sempre utilizo o Mapeamento de Perfil Profissional para auxiliar meus clientes nesta tarefa. O mapeamento se baseia na metodologia DISC. O resultado permitirá o você se conhecer mais profundamente, prever suas as ações e reações, lidar com temores e ansiedades, maximizar habilidades e capacidades e, sobretudo, admitir e aceitar os pontos fracos e trabalhar na melhoria e avanço dos pontos fortes.

Outra ferramenta que sempre sugiro a meus clientes é a utilização do Diário de Bordo. De acordo com perguntas sugeridas durante o processo de Coaching, identificarão os seus comportamentos diários.

Duas perguntas que sempre gosto de fazer:

. Por que o meu dia valeu a pena?

. Se fosse viver esse dia novamente o que faria de diferente.

2. Elaboração de Currículo

O currículo é a sua apresentação para a empresa. Um currículo elaborado cuidadosamente levará você para a próxima etapa: a entrevista!

No seu currículo deve conter sua formação, experiências, resultados profissionais e competências.

Para saber mais sobre elaboração de currículo baixe nosso E-book Currículo Campeão ou assista ao vídeo Currículo Campeão.

Se ainda estiver com dificuldade, entre em contato conosco! Nossa equipe estará pronta para elaborar um currículo para você:

3. Marketing pessoal

Você possivelmente já ouviu aquela frase: “Quem não é visto não é lembrado”. O que adianta ser um profissional “super competente”, se ninguém sabe disso?

No artigo O seu produto é você, abordo sobre os 4P’s do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) alinhado ao Marketing Pessoal.

Caso prefira, assista ao vídeo, Marketing Pessoal: Promova Você! Só no Linkedin teve mais de 18.000 visualizações.

4. Networking

Desenvolver e manter uma rede de relacionamento profissional é fundamental para indicações de oportunidades no mercado de trabalho.

network pode ser construído por meio de contato físico ou virtual. Frequentando cursos, conhecendo pessoas novas, trocando informações.

LinkedIn é a melhor ferramenta para desenvolver o network profissional. Construa um perfil completo, conecte pessoas, faça publicações, interaja com as conexões.

O vídeo Como se conectar com as pessoas certas, poderá ajudar você!

Essa trilha é um pouquinho do que terá no Workshop Carreira Protagonista que acontecerá no dia 15 de Setembro em Belo Horizonte.

Quer mudar de carreira?

Então, não deixe de participar conosco!

Para saber mais sobre o Workshop, acesse: Workshop Carreira Protagonista.

4 Comments on “Transição da minha carreira: o que é e como fazer?

Vanilda Sales
24 de agosto de 2018 em 18:07

Estou sempre lendo os emails que você manda, terei o momento oportuno de buscar estas contribuições para minha carreira.

Obrigada!

Responder
LEAD Empresarial
29 de agosto de 2018 em 21:17

Olá Vanilda! Fico feliz em contribuir! Desejo sucesso a você!

Responder
Rachel Simtob
27 de agosto de 2018 em 02:17

Muito bom. Levo todas as dicas para impulsionar meu cv e aprimorar meu perfil profissional.

Responder
LEAD Empresarial
29 de agosto de 2018 em 21:16

Obrigada pelo retorno, Rachel!
Sucesso!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *